quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Descobre o teu tipo de pele

Hey *-*
Existem vários tipos de pele, neste post vais descobrir qual o teu tipo de pele e os cuidados que deves ter com ela - se tiveres alguma dúvida ou quiseres saber alguma coisa específica, deixa o teu pedido!

Pele Normal - A pele normal caracteriza-se por ter um equilíbrio entre todos os seus constituintes, é firme e suave ao toque, os poros são visíveis. A coloração desta pele é rosada, a sua pigmentação é uniforme, havendo assim uma coloração uniforme à pele. A pele tem uma boa elasticidade, um aspecto aveludado e hidratado, na epiderme possui uma camada fina e protectora.

Pele gorda - Estas peles apresentam manchas, pontos negros, poros excessivamente abertos e excesso de sebo. O aparecimento desta pode estar relacionado com a puberdade, problemas hormonais, ciclos menstruais, gravidez e uso de contraceptivos.

Pele seca  - A pele seca é uma consequência de falta de líquidos no organismo e a um excesso de exposição a factores agressivos do meio ambiente. A pele apresenta um aspecto bacento, acinzentado e opaco, tem tendência a perda de elasticidade, ao aparecimento de pequenas rugas e a uma fácil descamação, podendo às vezes parecer áspera e rugosa. As peles finas e claras tem mais tendência para secarem, secam facilmente com o ar condicionado, frio ou aquecimento elevado.

Pele mista - Pele gorda na zona do nariz e queixo e nas outras zonas tendência de pele seca. Assim, os tratamentos/cuidados a ter com esta pele devem ser aplicados em separado, de acordo com as suas características próprias.

Pele sensível - Pode ou não ser considerado um tipo de pele! A actividade das glândulas sebáceas é reduzida e a pele pode apresentar vermelhidão, picadas, queimadura e alguns sinais de alergia e uma sensação de pele esticada. 

Pele envelhecida - Não podemos escapar ao envelhecimento, certos factores podem acelará-lo (factores climáticos adversos, poluição, tabaco, álcool e substancias tóxicas, “stress”, doenças variadas, desequilíbrios alimentares, etc.) enquanto que outros, o podem retardar (factores como o uso regular de produtos cosméticos, especialmente, contendo protectores solares, extractos de plantas com constituintes de acção nutritiva, anti-radicalar ou de hidratação).

Cuidados/tratamentos a ter... pele gorda
  1. Evita os sabonetes/produtos alcalinos ou com detergentes agressivos;
  2. Utiliza emulsões que restabeleçam o equilíbrio entre os ácidos gordos saturados e insaturados;
  3. Não usar maquilhagem espessa que obstrua os poros;
  4. Evitar exposições prolongadas ao sol.

Cuidados/tratamentos a ter... pele seca
  1. Usa cosméticos com extractos de plantas de acção hidratante de moda a que a pele fique lubrificada e suave.
  2. Ingere líquidos;
  3. Usa/ingere produtos com ácidos gordos insaturados, de preferência os que tem vitamina F.
  4. Cuidados/tratamentos a ter... pele sensível
  5. Cremes com acção calmante;
  6. Cremes que melhorem a circulação;
  7. Hidratar a pele;
  8. Proteger devidamente a pele antes de irmos para as agressões do meio-ambiente.

Cuidados/tratamentos a ter... pele envelhecida
  1. Cosméticos com extractos de planta contendo inibidores de radicais livres;
  2. Utilizar cosméticos contendo extractos cujos constituintes sejam estimulantes celulares e que activem a circulação;
  3. Usar protector solar;

Espero que vos tenha ajudado :)
Qual é o teu tipo de pele? Como cuidas dela? Dá-me a tua opinião! 
PS: Vê aqui quais os cuidados gerais que deves ter com a tua pele!
Inês e Mariana,
(S.O.S Teen Life)

5 comentários: