quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tudo para seres um bom aluno!

Hey *-*
Cada pessoa tem uma maneira diferente de estudar, de aprender, enfim… por isso neste post eu vou mostrar-vos dicas/hábitos fáceis de adquirir e que fazem uma enorme diferença entre um bom aluno e um aluno que não se esforça (não há maus alunos)! Na minha opinião estas dicas estão ao alcance de toda a gente, pois acho que qualquer pessoa gosta de saber e poder dizer - “Eu sei!”. O tempo que passas na escola é precioso porque vai formar-te!

Aqui estão alguns truques que vos vão facilitar o percurso para poderem dizer que são bons alunos e para as pessoas também o poderem reconhecer:
Não faltes às aulas! Isto é super importante, quando faltas às aulas não estás a mostrar respeito pelo teu professor e colegas (tal como o professor não sente nenhum respeito da tua parte, vai ser complicado para ele poder ensinar-te de uma forma mais didáctica) e não estás a absorver matéria. Ao não faltares evitas chumbar por faltas ou ter problemas com os teus Enc. De Educação. (Se tiveres uma justificação muito forte é perfeitamente aceitável).
Sê pontual! Assim não perturbas, não perdes instruções ou até mesmo a integração num grupo.
Empenha-te! Para seres bom tens de trabalhar, tens de te esforçar para atingir a perfeição, a perfeição não existe, mas ao queres atingi-la estás a querer fazer as coisas melhores. Quando pensares em desistir pensa que… por mais problemas que tenhas na vida, vais sair por cima e que por isso vais fazer sempre melhor; não vais dar motivos aos outros para te rebaixarem; se me esforcei para chegar aqui, porquê não me esforçar para chegar ao fim?
Organiza o teu tempo! Se achas que tens o teu tempo muito preenchido, faz um horário (vê aqui como) ou compra uma agenda. Isto vai impedir-te de teres tudo desorganizado, vai retirar-te o stress do não saber o que fazer e quando o fazer, vai certificar-te que não te esqueces de nenhuma obrigação.
Tem responsabilidade! Podes divertir-te e aprender de igual maneira, aprende a encontrar o equilíbrio. Tens de estabelecer as tuas prioridades… serão elas que vão definir naquilo que te tornas.
Está atento! Se te distrais, vais perder “o fio à meada” e isso pode reflectir-se no teu comportamento, vais estar aborrecido e irá parecer-te que a aula nunca mais acaba. Presta atenção a uma coisa de cada vez e entrega-te a ela, adapta-a ao teu gosto, para que consigas ter algum prazer ao fazê-la.
Faz o TPC! Ao fazeres os trabalhos de casa, estás a aplicar conhecimentos e a preencheres a coluna dos TPC (parecendo que não, os TPC podem decidir se a tua nota é positiva ou negativa, podes ser um aluno que se porta bem, demonstra interesse e faz os TPC, no entanto tiras-te uma nota baixa no teste, por outro lado podes ter tirado uma nota boa no teste, mas o teu comportamento é horrível e não demonstras interesse em realizar as tarefas fora de aula – Quem é que acham que tem positiva? Pois, o 1º caso!).
Sublinha no livro! É uma maneira de absorveres matéria, podes sublinhar logo na aula (e poupas tempo) ou quando estás em casa a estudar.
Faz esquemas/resumos! Absorves imensa matéria, pois ao escreveres por palavras tuas aprendes mais rapidamente e reténs o essencial (consulta este post).
Tira dúvidas! Não fiques com as dúvidas na tua cabeça, pergunta aos teus colegas, se não ficares esclarecido pergunta ao teu professor. Ao espores as tuas dúvidas, não estás a demonstrar que és “mau aluno” estás apenas a demonstrar que estudas-te a matéria – Só tem dúvidas aquele que viu a matéria! Portanto questiona à vontade xD
Faz exercícios! Os exercícios que o teu professor te manda realizar servem para aplicares os teus conhecimentos, ao fazê-los estás a preparar-te para o teste e a esclarecer as tuas dúvidas.
Aproveita o tempo-livre! No teu tempo livre, pratica alguma actividade que te relaxe, isto ajuda-te a manter concentrada e saudável (dá um look a isto)!
Boa disposição e amigos! Se tiveres pessoas ao teu redor que gostem de ti, estás mais motivado(a) a trabalhar, é bom conseguir por um momento esquecer os problemas e ao pé dos amigos é super fácil.
Dorme bem! O ideal é dormires cerca de 8 horas por dia, o teu organismo precisa de recuperar energia, assim no dia seguinte terás um maior rendimento.
Alimenta-te! O teu organismo necessita de ter todos os ingredientes para conseguir que tenhas um bom rendimento. Toma um bom pequeno-almoço (vê este post) antes de saíres de casa, pratica uma alimentação saudável.
Partilha a tua vida escolar! Ao fazê-lo estás a demonstrar interesse pela escola e a estabelecer uma comunicação.
Evita o desrespeito! Respeita as regras do funcionamento da sala de aula e de educação (vê como te relacionares bem com os teus professores).

Espero que vocês tenham gostado! Que vos tenhas sido útil! - Dá-me a tua opinião!
Achas que alguma coisa no blog deve melhorar? Tens algum pedido? - Manda e-mail para sosteenlife@gmail.com ou podes deixar num comentário :)
Não te esqueças de visitar a nossa página no Facebook, fica a par de todas as nossas novidades!
Inês e Mariana
(S.O.S Teen Life)

7 comentários:

  1. É super dificil conseguirmos conciliar o estudo com a nossa vida pessoal :s
    Boas dicas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hoje tomei o pequeno-almoço, hahaha. Quando comecei a comer deu aquela sensação de estar "cheia", mas conforme fui comendo fiquei normal x) E para falar verdade, senti-me igual.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho um pouco dificil, imagina que tens amigos e um namorado que não andam na mesma escola, é complicado :s
    Mas obrigada, depois vejo o post quando ele sair :)
    Avisas?
    Beijinho

    ResponderEliminar