sábado, 10 de setembro de 2011

Métodos de Estudo

Olá (:
Com a escola a começar esta semana e como acho que é desde o inicio que se deve começar logo a trabalhar e a aplicar-nos, deixo-vos um post sobre métodos de estudo, que vos são úteis se querem ter boas notas e dar a impressão de que são um bom aluno! Espero que gostem :D

Na sala de aula
Atenção: Fica atento, se prestares atenção ao que  professor está a dizer vais reter muito mais informação e o tempo parecer-te-á que passa muito mais depressa.
Apontamentos: Tira apontamentos. Os apontamentos dão-nos a possibilidade de revermos e  reconstruirmos mais tarde o estudo da matéria. Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema é mais expressivo que palavras.
Atitude: A tua atitude em termos de expectativa e a maneira como reages aos acontecimentos na sala de aula influencia em muito a tua maneira de aprender os conteúdos que te estão a ser apresentados, por isso deves manter sempre uma atitude positiva. Tens de acreditar que ao aprenderes estás a desenvolver várias capacidades tuas.
Auto-confiança: Tens de acreditar que és capaz de alcançar qualquer objectivo que tenhas na tua mente, pois boas notas estão ao alcance de qualquer aluno.
Distracções: Evita brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados na aula, pois a quebra de atenção diminui a eficácia do nosso trabalho e é para nós muito mais complicado decorar os assuntos da aula.
Exercícios: Quando o professor marca exercícios para fazer na sala de aula, é porque são importantes, servem para aplicares conhecimentos. Esforça-te para os resolveres sozinha, quando não conseguires expõe a dúvida ao professor.
Dúvidas: Sempre que tiveres alguma dúvida deves esclarecê-la com o teu professor.

Em casa
TPC: Os trabalhos de casa são super importantes, ajudam-te a aplicar os conhecimentos e ao fazê-los estás a reter a matéria. Se fizeres os TPC todos é mais provável que passes de ano porque é mais um ponto de avaliação que tens (e todos contam xD).
Resumos/Esquemas: Resume a matéria que deste no dia, se preferires opta por fazer um esquema. Fazer resumos/esquemas ajuda a interiorizar a matéria e a seleccionar as partes mais importantes para nós de serem decoradas. Nos livros e cadernos de exercícios também há resumos, podes guiar-te por eles e completar com informações que aches necessárias de acrescentar.
Organiza a matéria: Ao teres a matéria organizada é muito mais fácil para ti decorar e arrumar tudo “por gavetinhas” no cérebro xD Isto poupa-te imenso tempo e stress, pois se organizares a matéria todos os dias, através de esquemas/resumos e com marcadores é muito mais fácil para ti ter tudo decorado/organizado para o teste.

Antes do teste
Se fizes-te todos os TPC, exercícios propostos em aula, tiras-te todas as tuas dúvidas e estives-te atenta nas aulas, já estás quase preparada/o para o teste (:
  • Aconselho-te a cerca de uma semana antes do teste (depende se já te sentes preparada(o) para o teste ou não e daquilo que já trabalhas-te para alcançar uma boa nota) fazeres os teus resumos, leres, sublinhares e fazeres os exercícios da matéria que sai para o teste. É importante que antes da última aula antes do teste, revejas a matéria que sai, para teres a certeza que não tens nenhuma dúvida, caso tenhas podes esclarecê-la nessa aula.

Organiza o teu tempo, para que não andes stressada(o), vai ser muito mais fácil para ti teres boas notas e estudares! Gostas-te? Qual é o teu método de estudo? Deixa a tua opinião (: 
Para algum pedido ou sugestão deixem o vosso comentário ou enviem um e-mail para sosteenlife@gmail.com
Espero que este post vos tenha sido muito útil e que vos vá ajudar a terem boas notas (:
Bjoo ^^
Inês e Mariana
(S.O.S Teen Life)

4 comentários:

  1. oh, és mesmo uma querida :)
    desculpa, não te ter respondido antes, mas estive o fim de semana fora (sem net, que seca) ahah xD
    uff, agora sim depois disto tudo tenho cabeça para escrever o capitulo 18 e entrar em grande na escola =)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post!
    Normalmente, eu só estudo nas vésperas dos testes, e tem me corrido tudo muito bem até hoje. Mas este ano vou começar a estudar um tempo antes.. Tenho exames e essas coisas, e quero saber tudo muito direitinho logo desde o início!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Muitas vezes, só com estes choques é que as pessoas param para pensar.
    E muito obrigada pelo elogio :)

    ResponderEliminar