sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ter tempo para a família e para a escola!

Olá, como estão? :')


Toda a gente sabe a importância de ter uma família presente, de poder ter tempo para falar sobre assuntos pessoais e partilhar os acontecimentos importantes desse dia e, que de certa maneira nos "marcaram".
Por vezes torna-se complicado gerir o tempo entre a escola, a família, os amigos e outras obrigações que vocês tenham, assim, neste post vou dar-vos a conhecer algumas maneiras simples e aplicáveis para o dia-a-dia.

De manhã: Ao pequeno-almoço cumprimenta a tua família e diz-lhes o que pensas fazer durante o dia, quais são as novidades da tua vida e qualquer outro assunto que aches por bem partilhar com os teus pais (caso tomes o pequeno-almoço com eles). Se tomares o pequeno-almoço sozinha, podes deixar um bilhetinho a dizer bom-dia, se vais almoçar a casa ou não, as horas a que sais, ou qualquer outra informação que queiras dar (:
Hora de almoço: Se fores a almoçar a casa, aproveita a hora de almoço para dizeres como correu o teu dia, se tiveste alguma avaliação diz como correu, pergunta também como correu a manhã deles, se tiveres a tarde livre pergunta se podes ir dar um passeio, combina algo para fazerem em família ao fim-de-semana, etc.
À tarde: Quando estás a estudar e se vês que não estás a entender algo, porque não perguntas a alguém se te pode ajudar?!
Hora de jantar: Pergunta como lhes correu o dia, ouve-os e comenta se cumpris-te ou não os objectivos que tinhas para esse dia. Conta-lhes algo cómico que te tenha acontecido ou algo que te tenha "marcado". Arranjem temas de conversa diversos, algo que todos vocês tenham em comum e que seja um interesse de todos :)
Antes de adormecer: Não sei se tens o hábito de depois do jantar ir dar um passeio com eles ou passar um serão em família, mas se não tens porque não sugeres?! Podem ver televisão todos juntos ou jogar um jogo de tabuleiro, etc...
Nos fins-de-semana: Não passes o dia todo preocupada com os estudos, no computador, em frente à televisão, etc.. tenta comunicar com eles. Porque não vão todos juntos às compras ou passar o dia fora? Arranja actividades para fazerem juntos, isto ajudará (e muito) a manter a família unida.





Com estas sugestões, irão passar mais tempo com a vossa família e aproveitar cada momento para estabelecer uma comunicação saudável!
Espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado x) - Qual é a tua opinião? Costumas passar muito tempo com a tua família? Tens uma comunicação saudável com ela?

Para pedidos/sugestões/dúvidas deixa o teu comentário ou manda e-mail para sosteenlife@gmail.com
Bom fim-de-semana e não se esqueçam de colocarem um gosto na nossa página do facebook =) Obrigada!
Inês e Mariana,
(S.O.S Teen Life)

5 comentários:

  1. Sim, vou tentar :)
    Foi super lindo, a minha turma é fantástica *.*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por avisares :)
    Gostei do post, está muito completo e assim parece fácil :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. gostei imenso do post :)

    aparece e dá a tua opinião http://inventingfashion.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar