segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Anorexia/Bulimia


Olá meninas!
Antes de mais, peço desculpa por não ter postado no sábado, mas foi-me impossível:/
Hoje vou falar-vos de dois problemas que me preocupam bastante - anorexia e bulimia, gostaria que deixassem um comentário com a vossa opinião sobre este assunto :') Vou concentrar-me mais nos sinais de alerta precoce, prevenção e tratamento.

Anorexia/Bulimia
Estas doenças visam o mesmo: perder peso! O anoréctico não come, para emagrecer ou evitar engordar, o bulímico ingere uma grande quantidade de comida num período curto e, a seguir, provoca o vómito porque se arrepende. Ambos exageram no exercício físico e podem abusar de diuréticos ou laxantes. Os jovens entre os 12-18 anos são o grupo de maior risco, mas isso não impossibilita os outros grupos.

Causas
  • Factores sociais, culturais, características pessoais e genéticas, entre outros.
  • Valorização da magreza e o preconceito com a gordura.
Sinais de alerta
  • Perda de peso, desculpas constantes para não comer, cortar os alimentos em fracções ínfimas, isolamento social e prática exagerada de exercício físico são alguns sinais da anorexia. As carências nutricionais tornam a pele mais seca e pálida e enfraquecem o cabelo. Tonturas, anemias e distúrbios no sistema hormonal, com o desaparecimento da menstruação, nas mulheres, e a impotência sexual, nos homens.
  • No caso da bulimia, pode haver oscilações de peso e cáries dentárias, agressividade e isolamento social e alteração no horário das refeições. As idas frequentes à casa de banho durante ou após as refeições, para vomitar, as cicatrizes ou calos nas mãos, por provocarem o vómito, e a obsessão pelo exercício físico.
Tratamento físico e psíquico
  • Se desconfias de que alguém sofre de anorexia ou bulimia, tenta convencê-lo a consultar o médico de família. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as possibilidades de cura. A duração do tratamento varia entre meses e anos, dependendo do estado do doente e da sua colaboração.  
  • Consultas hospitalares com o apoio de uma equipa de vários especialistas (psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, entre outros). A psicoterapia individual é obrigatória e a terapia com a família é importante, para que esta demonstre apoio.
  • Os alimentos vão se reintroduzindo de forma gradual e, em caso de carências nutricionais, o doente toma suplementos.
O tratamento é difícil, mas possível!
Espero não ter ferido nenhuma sensibilidade com este post... mas eu tinha de dar a minha opinião sobre este assunto e falar dele aqui no blog, pois senti-me nessa responsabilidade quando há uns tempos tive conhecimento de um blog onde uma rapariga (que possivelmente sofrerá de um deste problemas) dava dicas de como manter a aparência de um peso normal, enfim.. assim eu decidi alertar-vos para este problema!
Se tiverem alguma dúvida ou quiserem falar connosco sobre este ou qualquer outro assunto (anonimamente ou não) podem mandar um e-mail para sosteenlife@gmail.com ou então deixem um comentário. Nós respondemos sempre :)
Inês e Mariana,
(S.O.S Teen Life)

    9 comentários:

    1. eu tenho ainda a outra fic, mas o blog tá privado :x

      ResponderEliminar
    2. oin, obrigada =)
      já tou a mudar o visual, e a tentar pôr o raio do coiso lá em cima xD

      ResponderEliminar
    3. Nao sei :x Mas nao deve ter sido a pedir uma divulgação, porque eu nao costumo fazer isso x) Beijinhos e mais uma vez, obrigada :')

      ResponderEliminar
    4. Obrigado por gostares da Fic!
      E obrigado po a leres!

      XOXO

      ResponderEliminar
    5. o teu blog tem coisas bastante interessantes! e mesmo um blog de auto-ajuda! adorei o post, e ainda bem que te preocupas com estes assuntos muito sério!

      beijinhos.

      ResponderEliminar
    6. anorexia, já tive :c
      obrigada querida, gostava que o meu blog vaia para a frente :)
      acho que vou começar a meter fotos minhas com o look que ponho aqui, em vez de ser só a roupa, que achas?

      ResponderEliminar
    7. eu não tive muito sério, mas é horrível.
      Eu nunca fui gorda, nem em pequena, só que eu aos 10 anos fui operada duas vezes a perna e a cortisona fez-me engordar "muito", na altura não ligava muito, mas a partir dos meus 13 anos queria ser uma rapariga normal e deixei de comer, não comia nada, do tipo comia de manhã quando saia de casa por volta das 6h20, e só voltava a comer às 7h da tarde (bebia leite com flocos ou assim, porque eu não janto).
      Comecei a emagrecer imenso, até que aos 14 anos, todas as semanas ia para o centro de saúde com dores na barriga, e na vesícula, mas ninguém desconfiava do que era. A minha mãe começou a aperceber-se que eu não comia e começou a ficar mais em cima. Eu no verão do ano passado, eu não conseguia comer mesmo, chorava para não me obrigarem a comer, porque sentia-me mal ao ver comida, tudo me metia nojo. O meu período vinha desregulado, eu tinha crises de choro sem razão, via-me mal na roupa, e assim. Andei nisto até ao fim da escola este ano. Eu tenho 1,72 e pesava 53 kilos, o que diziam que era muito pouco.
      Neste Verão já comecei a comer, e consegui pesar 57 e gostava de me ver assim, porque eu as tantas já nem tinha rabo nenhum, e agora gosto de me ver assim, apesar de estar mais magra porque fui operada as amígdalas :)

      ResponderEliminar
    8. não tens de quê, eu é que fico agradecida querida :)

      ResponderEliminar