quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bullying

Hey *-*
Hoje o assunto de que vos venho falar é o BULLYING, é apenas uma palavra mas por detrás dela tem imensas outras... acho que toda a gente já ouviu falar de Bullying, é o termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou mais indivíduos.
O Bullying está bastante presente em Portugal, principalmente nas nossas escolas, é nosso dever pará-lo!
Na minha opinião toda a gente já praticou bullying e também já foi vítima dele, às vezes podemos ser de tudo um pouco. Há alturas em que vemos alguém ser vítima e não intervimos porque podemos nós passar a ser a vítima, alturas em que somos nós mesmo o alvo dos insultos, humilhações, de gozos... o efeito produzido disto desencadeia em nós mesmos uma revolta, que nalguns casos provoca a saída do papel de vítima para o papel de agressor. Por detrás do bullying escondem-se maus-tratos, "nomes feios", tristeza, raiva, exclusão, revolta, insegurança, medo, enfim... 
As pessoas que praticam bullying não são melhores nem piores que ninguém, são geralmente pessoas cujas famílias são problemáticas ou não lhes dão a devida atenção, são pessoas demasiado inseguras para se aproximarem de alguém, então acham que se agredirem, seja física ou psicologicamente ganharão o respeito que realmente sentem que merecem, mas isso nunca acaba por acontecer... pois as pessoas que pensamos estarem a tornarem-se nossas amigas, não o são realmente. Um amigo que é meu amigo porque gosta que eu trate mal os outros? Quem gostava de ser amigo de alguém assim? Ninguém! Mas o facto de sentir-mos que não temos ninguém faz-nos querer ter alguém assim, o desejo de querer ter alguém que nos compreende, faz-nos querer ser assim...
Quando somos vítimas do bullying mudamos, às vezes até sem nos aperceber-mos, temos uma ira intensa sempre dentro de nós, ataques de fúria constantes, uma irritabilidade extrema, a frustração agora faz parte das nossas vidas, somos impulsivos, afastamos os amigos verdadeiros, porque a revolta que sentimos é tão grande que só desejamos não nos sentir-mos assim, temos dificuldades a prestar atenção, seja no que for, estamos sempre na defensiva, à espera que o próximo golpe venha, fazemos a chamada auto-agressão porque se toda a gente diz que não somos bons, ao fim de algum tempo começamos a acreditar, isto pode até levar ao suicídio... mas está ERRADO!!! Cada qual é como é, com os seus defeitos e virtudes, devíamos gostar das pessoas pelo que elas são, não apenas pelas suas virtudes ou pelas suas posses, somos todos diferentes e aí é que está a piada! Qual a piada de sermos todos iguais?
Eu sei que por vezes nem nos apercebemos que estamos a magoar alguém com os nossos gestos, atitudes e/ou palavras, mas a verdade é que podemos estar! Às vezes o facto de estarmos a rir de alguém pode desencadear um sofrimento enorme nessa pessoa, não devemos rir de alguém, devemos rir com esse alguém! Temos de estar atentos às nossas atitudes e ao que se passa à nossa volta, denunciar a situação! Já viram que se calhar por não terem confortado uma pessoa que viram estar a sofrer porque alguém tentou divertir-se ao praticar bullying com ela, ou por vocês mesmos o terem feito, essa pessoa pode estar a sofrer, pode estar a auto-agredir-se agora mesmo ou pior pode estar a pensar em suicídio, apenas porque alguém lhe disse que não prestava, que não era boa o suficiente. Mas sabem uma coisa, a perfeição não existe!
Em certos momentos não sabemos como travar aqueles que gozam, nos maltratam, humilham, ..., mas essa é uma capacidade que todos temos, e quando sentimos que a estamos a perder, devemos trabalhar na sua reposição, é importante procurar ajuda, há sempre alguém pronto a ouvir-te, a querer ajudar-te, a querer dar-te apoio. Denuncia a situação, fala com um amigo em quem confies e sentes que te apoia, com os teus pais, alguém que tenha o poder de te ajudar!
Eu espero realmente que este post tenha ajudado alguém e aberto os olhos de outro alguém! O bullying é um problema que devemos parar, e se nós acreditar-mos que podemos fazer a diferença, então alguém já não sofre e passa a acreditar também e este problema algum dia parará! O bullying não é, nem tem de ser algo com que tenhas de viver na tua vida!
Se precisares de desabafar, o S.O.S Teen Life está aqui! Deixa o teu comentário ou contacta-nos para sosteenlife@gmail.com

Nós estamos aqui para viver, para aprender! Não temos de provar nada a ninguém, só temos de seguir o nosso coração e concentrar-nos naquilo que queremos dizer ao mundo. Nós dominamos o nosso mundo!
Inês e Mariana
(S.O.S Teen Life)

18 comentários:

  1. Não tem mal, se nao te importares divulga o meu blog :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. omg! a sério? é capaz de ser possível é o:
    que giro ahah xD

    ResponderEliminar
  3. Roupa em 2ª mão : http://itsshoptime.blogspot.com/
    Visita :)

    ResponderEliminar
  4. É este blog que queres que ponha nos links? :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Se não te importares, sim gostava que o divulgasses :D
    Estou a gostar muito do teu blog.
    Passa mais vezes no meu e vai comentando os meus post ;)
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  6. Olá, ja estive a ver os últimos posts e gostei, tenho a certeza que juntas vão fazer um optimo trabalho :)
    O bullying é algo horrivel que deve ser travado logo no inicio para não prolongar o sofrimento das pessoas :S
    Em relação à divulgação do meu blog, agradecia :b

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, infelizmente já sofri de Bullying, é sempre mau mas temos de lutar para ultrapassar isso!
    Podes adicionar-me à lista de links?
    E gostava que me fizesses alguns pedidos para eu fazer posts, pode ser sobre o regresso às aulas, se quiseres!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Sim, gostava que adicionasses à lista de links!
    :D
    Obrigada fofinha ;)

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada querida, passarei por cá para ver mais posts :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Neste momento nao consigo aceder ao design do meu blog

    ResponderEliminar
  11. O bullying é mesmo uma coisa terrível mas felizmente nunca sofri de bullying. Mas conheço pessoas que já. E achei uma excelente ideia fazerem este post. Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  12. Sim, seria óptimo. Muito obrigada (:
    Estou a seguir o teu!

    ResponderEliminar
  13. Acabei de encontrar o blog, e adorei os posts! A escola está mesmo quase a começar, em sensivelmente um mês, lá vamos nós.. As férias sabem-me sempre a pouco, mas este ano passaram mesmo a voar! De qualquer maneira, o blog é muito bom. Vou passar a vir cá mais vezes :)

    ResponderEliminar
  14. Olá, gostei muito do teu comentário, e vou por te nos meus links, e obrigada :).
    Simplebeauty

    ResponderEliminar
  15. -inês e mariana (gerentes)segunda ago. 22, 03:54:00 da tarde 2011

    hey *-*
    Simple Beauty, o S.O.S Teen Life está a ter algumas dificuldades em encontrar o link para te seguir, pelo que agradecia que através de um comentário ou um e-mail para sosteenlife@gmail.com nos deixasses o teu link.
    beijinhos

    ResponderEliminar