segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DST: Quais são e seus sintomas

Boa noite :')
Lembram-se de eu dizer, que nesta semana iria fazer posts relacionados com as DST, em função do já passado Dia Mundial de Luta contra a Sida? Pois bem, aqui fica o primeiro!

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças infecciosas transmitidas, essencialmente, por contacto sexual. Como inicialmente são apenas infecções, alguns especialistas consideram mais correcto chamar-lhes IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Exemplos de DST
Sífilis
Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária.Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas (ferida localizada nos órgãos genitais, na boca ou no ânus)  e quando essa DST é mais transmissível. Depois os sintomas podem desaparecer sem tratamento, permanecendo no entanto a infecção;a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais. A doença pode ficar, inactiva durante meses ou anos, até ao momento em que surgem complicações como a cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos, pode levar à morte.
Gonorreia
Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Relações sexuais e bebidas alcoólicas devem ser evitadas neste período e uma semana após o tratamento.
Não tratada de forma correta, pode originar esterilidade.
Herpes genital
O herpes genital é doença crónica que evolui por surtos. Existem medicamentos que tratam as lesões de herpes e prolongam os intervalos livres da doença, mas não há ainda nenhum medicamento que cure definitivamente. A doença manifesta-se pelo aparecimento na área genital de pequenas manchas avermelhadas, que provocam sensação de queimadura, sobre as quais surgem pequenas bolhas que ao fim de alguns dias rompem, ocasionando feridas que ao começarem a cicatrizar vão originar crostas, após +/- duas semanas estas desaparecerão. 
Hepatite B
As hepatites são doenças que se traduzem por uma inflamação do fígado, podenso ser causadas por vírus, provocando lesões graves ou mesmo a morte. A prevenção da hepatite B é feita através da vacinação. O risco de contrair hepatite B é oito vezes superior ao de contrair SIDA :o
SIDA
SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma infecção provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). O VIH destrói o sistema de defesas do nosso organismo, este fica assim susceptível a infecções oportunistas (Tuberculose, diarreia, meningite, bronquite, pneumonia). A SIDA por norma manifesta-se vários anos após a contaminação, mas enquanto os sintomas não aparecem o vírus continua a multiplicar-se. Ainda não existe cura para a SIDA, contudo existem vários fármacos poderosos que permitem retardar as infecções.

Após qualquer observação estranha no teu corpo que não te pareça normal consulta um médico. Não tentes tratar-te sozinho(a) através de comprimidos ou 'receitas caseiras', ouve sim a opinião de um médico e vê qual a opinião dele, quem sabe se não estás enganado(a)?

Sinais gerais de alerta:


Líquidos vaginais brancos e com mau cheiro;
Comichão ou sensação de queimadura na vulva, na vagina ou no ânus;
Sensação de ardor ao urinar;
Lesões na pele e mucosas dos órgãos sexuais;
Dor na parte inferior do abdómen, sobretudo quando esta se repete com frequência;


Corrimento, tipo pus, a sair do pénis;
Sensação de ardor ao urinar; 
Lesões na pele e mucosas dos órgãos sexuais;



Se notares que podes estar infectada(o) ou já tens a certeza de tal, deves informar todas as pessoas com quem já estives-te e informá-las, para que também elas consultem um médico. Lembra-te que quanto mais cedo reconheceres a doença e fizeres o tratamento, mais probabilidades existem de evitar ou reduzir a gravidade da doença.

Tens alguma dúvida sobre alguma destas doenças?! Espero que tenham ficado esclarecido :)

Já sabem para divulgações/pedidos/parcerias/sugestões/opiniões/perguntas deixa o teu comentário ou vai a sosteenlife@gmail.com
Para esclareceres as tuas dúvidas visita este post e deixa-nos a tua dúvida ou manda-a para sosteenlife@gmail.com
Inês e Mariana,
S.O.S Teen Life

3 comentários: