quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cuidados a ter com a pele

Hey :D A pele é o maior órgão do corpo, responsável pela eliminação de cerca de 1/4 de toxinas do organismo, como tal deveremos ter uma pele saudável, estas são alguns conselhos/dicas que vos ajudarão a cuidar da vossa pele (*-*) 
Limpa, esfolia e hidrata a tua pele!

Limpa: Uma loção de limpeza suave é o suficiente, mas é muito importante lavares a cara duas vezes por dia  (de manhã e à noite), pois qualquer resíduo na pele pode fechar os poros e originar borbulhas, depois limpa com uma toalha macia e agradável, não faças muita pressão. Se usares maquilhagem, deves usar um desmaquilhante adequado à tua pele, antes de a lavares, assim tens a certeza de que saem todas as impurezas.

Esfolia: A esfoliação acelera a renovação celular, ajuda na retirada de impurezas e células 
mortas e melhora a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Depois da esfoliação lava cuidadosamente com água corrente, a pele vai ficar macia.
Hidrata: Uma pele hidratada mantém uma camada natural de protecção, que protege das irritações. Não precisas aplicar muito creme, um bom hidratante deverá dar a sensação de ficar completamente absorvido.
Cuidados básicos que deves ter com a tua pele durante todo o ano:
  •  Alimentação equilibrada – Bebe muita água, esta auxilia na manutenção da pele, é vital para a hidratação e nutrição do corpo em geral. Alimentos ricos em vitaminas e minerais fornecem antioxidantes naturais que combatem o envelhecimento da pele, proporcionam maior elasticidade, resistência e beleza à pele. Frutas e legumes ajudam o corpo a libertar toxinas que afectam directamente a pele, certos peixe e plantas medicinais ricos em ómega 3 são excelentes para a saúde da pele.
  • Exposição ao sol - A exposição aos raios solares, em doses moderadas, trás inúmeros benefícios para a pele, no entanto em excesso pode causar o envelhecimento precoce da pele, sardas, queimaduras e insolações ou mais grave cancro da pele. Deves evitar o sol do 12:00 às 16:00 - os raios solares são mais intensos, para bloquear os raios ultravioleta podes optar por roupa especial projectada especificamente para essa tarefa, mantendo-te fresco e confortável. Deves aplicar protector solar (cujo factor de protecção varia com a pigmentação de cada pele), aplica 30 minutos antes de saíres de casa, a cada duas horas ou após teres suado ou estado na água.
  • Exercício Físico  – Além de beneficiar a saúde física e mental, combate o stress e pode trazer vários benefícios para a pele. Ao se exercitar, o fluxo de sangue é estimulado, o que ajuda a remover toxinas do corpo mantendo a pele saudável.
  • Não Fumar – Fumar é muito prejudicial para a pele e saúde, provoca o envelhecimento da pele, dificultando a circulação adequada de oxigénio e nutrientes, a pele acaba por perder força e elasticidade. Para protegeres a tua pele e saúde o ideal é deixares de fumar, consulta o teu médico, já existem muitos tratamentos e com força de vontade consegues. 
  •  Higiene Pessoal  – Ter hábitos de higiene é uma parte essencial do processo natural do cuidado da pele, tomar banho diário (com água morna), trocar a muda de roupa a cada dia e dormir sobre uma almofada e um colchão limpo contribuirão para a saúde da pele.
  • Dormir  – O ideal é dormir 8 horas diárias, isto ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a combater o stress. 
  • Combater o stress – Hoje em dia, o stress está presente em todas as vidas, são poucos os momentos onde nos sentimos totalmente relaxados. O stress prejudica a saúde do corpo, diminui a resistência do sistema imunitário e pode ter efeito negativo sobre a pele. Para mantermos uma pele saudável devemos gerir o stress – estabelecer limites razoáveis, refazer a lista de afazeres e dar tempo para fazer as coisas importantes para nós.
Espero que este post vos tenha ajudado (: O que acharam? Deixa o teu comentário!
Para esclareceres qualquer dúvida ou fazeres uma sugestão de tema, deixa um comentário ou contacta-nos para sosteenlife@gmail.com
Inês e Mariana
(S.O.S Teen Life)


Sem comentários:

Enviar um comentário